Imagem capa - Regras para Casamentos Católicos - PARANÁ por Juliano Gil
Notícias

Regras para Casamentos Católicos - PARANÁ

Você vai casar no PARANÁ? 


Acho interessante você se atualizar com as novas regras exigidas por TODAS as igrejas Católicas pertencentes a diocese de Ponta Grossa - PR à partir de 2018.


No dia 21 de agosto de 2017 participamos de um curso oferecido pela Diocese de Ponta Grossa - PR onde foram apresentadas as novas regras exigidas pelas igrejas católicas comandadas pela diocese de Ponta Grossa - PR, à partir de 01 de janeiro de 2018. As igrejas católicas afetadas pelas novas regras estão sediadas nas seguintes cidades Paranaenses (Figura 1):



Carambeí
Castro
Fernandes Pinheiro
Guamiranga
Imbaú
Ipiranga
Irati
Ivaí

Ortigueira
Piraí do Sul
Ponta Grossa
Reserva
Teixeira Soares
Telêmaco Borba
Tibagi
Ventania


A cartilha fornecida pela diocese explica a importância do rito matrimonial e dos elementos que compõem a igreja.

"O sacramento do Matrimónio não é uma convenção social, um rito vazio ou um mero sinal externo de um compromisso. O sacramento é um dom para a santificação e a salvação dos esposos, porque «a sua pertença recíproca é a representação real, através do sinal sacramental, da mesma relação de Cristo com a Igreja. Os esposos são, portanto, para a Igreja a lembrança permanente daquilo que aconteceu na cruz; são um para o outro, e para os filhos, testemunhas da salvação, da qual o sacramento os faz participar»". (Amoris Laetitia cap. III n° 72).


As regras foram criadas e distribuídas para vários momentos do rito matrimonial, bem como para diversos profissionais que atuam na área, sendo:

Profissionais de Ornamentação;
Profissionais de Imagem e Video;
Profissionais de Música e Cantores;
Profissionais de Cerimônia;
Párocos, vigários paroquiais e diáconos.


Algumas novidades influenciam diretamente o planejamento do casamento por parte dos noivos. A atenção direcionada ao número de padrinhos, entrada de alianças, escolha de músicas podem ser vistos nas figuras abaixo.




Ao todo são 63 regras descritas no Diretório Litúrgico-Pastoral para Celebração do Matrimônio. 

Quer saber mais sobre essas regras para não se surpreender nos preparativos do grande dia? Então saiba que junto com toda exclusividade que tenho para lhes oferecer, também terei o maior prazer em lhes ajudar com estas informações.


Entre em contato comigo e vamos conversar! é só apertar no botão abaixo.