28/03/2019 às 12:14 Notícias

UM SÍMBOLO QUE EXPRESSA MAIS DO QUE SIMPLES TRAÇOS

964
3min de leitura

Há algum tempo encomendei a criação da Identidade Visualque representa a marca Juliano Gil. Simples, não é mesmo? Mas não foi uma tarefa muito fácil, pois queria algo que fosse com designe simples, consistente e que carregasse informações que refletema maneira que eu vejo mundo.

Em reunião com o designer lhe informei as minhas principais características, como a minha busca pela simetria, uma "pitadinha" de Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), minha formação em ciências exatas, que me objetiva a ser cauteloso calculista, seja na criação de um projeto ou até mesmo na hora de fazer uma foto, me baseio muito na lógica, etc...

Com estas informações repassadas e muitas conversas recebi alguns esboços de como poderia ser a Identidade Visual, sendo cada uma criada respeitando minhas características. O criador se apoiou em fundamentos complexos e que explicam situações naturais, como a sequência deFibonacci, que aparece no desenho da concha de um caramujo, na calda contraída de um camaleão, o arranjo das sementes na flor de Girassol, entre muitas outras situações.

Calma! não vou lhe dar uma aula de física, mas preciso explicar brevemente o que é a sequência de Fibonacci. Bom, de acordo com a publicação da revista digital Super Interessante, de 26 de julho de 2018, a sequência de Fibonaccié uma sucessão de números que, misteriosamente, aparece em muitos fenômenos da natureza. Descrita no final do século 12 pelo italiano Leonardo Fibonacci, ela é infinita e começa com 0 e 1. Os números seguintes são sempre a soma dos dois números anteriores. Iniciando em 0 e 1, faz-se a seguinte conta: 0 + 1 = 1, então o primeiro quadradotem valor1. Seguindo a construção do quadrado ao lado, faz-se a seguinte conta: 1 + 0 (ou seja, o número encontrado, 1, somado ao número anterior, que era 0), o resultado também é 1. Então o segundo quadrado vale 1 também. Continuando, faz-se a soma de (valor do último quadrado encontrado) com o valor do quadrado anterior (que também é 1), então o resultado do próximo quadrado é 2 (quadrado rosa da figura abaixo). Para construir o próximo quadrado, faz-se a soma do quadrado atual (que vale 2) com o anterior (que vale 1), então temos o próximo quadrado valendo 3 (quadrado roxo-claro), e assim segue a sequência. Portanto, depois de 0 e 1, os números são 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34…  (SIM, EU AMO MATEMÁTICA!)

Pois bem, essa explicação de Fibonacci foi feita para fortalecer a explicação da criação da Identidade Visual. O designer utilizou a espiral de Fibonacci para construir o desenho! Notem na figura abaixo que dentro dos quadrados que representam os números da sequência de Fibonacciforam construídos círculos, que representam a perfeição. Estes círculos foram isolados e sobrepostos. Cada círculo tem um tamanho, seguindo a lógica da sequência Fibonacci.

Mas as "coincidências" não param por aí, pois à partir destes círculos o designer teve a sensibilidade de se preocupar com outras características minhas, como a sensibilidade do meu olhar e a importância de inserir minha identidade no símbolo. Para isso ele buscou representar o desenho de um olho e simbolicamente os traços da digital do polegar.

Eu já estava muito satisfeito e surpreso com esse resultado, mas quando o designer me explicou que usou a matemática para organizar o desenho final, eu fiquei simplesmente maravilhado! Lembra das letras A, B, C, D, E e F que representaram o diâmetro de cada círculo construído à partir dos quadrados lá da sequência de Fibonacci? Então, olha a maravilha da lógica representada na arte concluída! O espaçamento, altura da fonte, tamanho da arte, tudo seguindo um padrão criado à partir de Fibonacci!

Agora tudo faz sentido, não é mesmo? E você, imaginava que o desenho "simples" da minha Identidade Visual carrega tantas informações referentes a mim? Pois é, realmente tudo na vida faz sentido...

O que VOCÊvêno desenho da minha Identidade Visual? Algumas pessoas já me disseram ter visto um olho, uma letra "G", entre muitas outras coisas. E é realmente esse o objetivo do desenho, não ser algo tão claro, mas que te faça interpretar vários significados.

28 Mar 2019

UM SÍMBOLO QUE EXPRESSA MAIS DO QUE SIMPLES TRAÇOS

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotógrafo de casamento fotógrafo juliano gil juliano gil logo marca

Quem viu também curtiu

23 de Ago de 2017

Regras para Casamentos Católicos - PARANÁ

26 de Out de 2017

QR CODE: VOCÊ SABE O QUE É E QUAL SUA UTILIZAÇÃO?

14 de Fev de 2022

COMO PLANEJAR MEU ENSAIO PRÉ CASAMENTO

Olá! Que bom ter você por aqui!! Sinta-se a vontade em me chamar no WhatsApp, tenho muitas novidades exclusivas para lhe apresentar.
Logo do Whatsapp